O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Meu novo PC!!!

Olá galera! E aí, tudo belezinha?

Este post não vai ser de dica de programação, estarei contando uma realização pessoal porém tem tudo a ver com tecnologia, aliás, não pretendo fazer do NM Tech um blog SÓ de programação.

Finalmente consegui trocar meu computador principal :-) Não que o outro estava ruim, mas como todo bom geek o desejo de ter uma máquina mais parruda sempre fica na mente por um bom tempo. E finalmente consegui realizar pelo menos esse sonho (o outro, bem, esse é tema para comentar no NeoMatrix Light, já que nele é que eu posto sobre coisas de cunho mais "pessoal" e nem tanto ligado à tecnoligia hehe).

Segue a configuração da máquina:

Hardware:

- Processador Intel Core 2 Duo E8400 @ 3.0 GHz (com o cooler boxed)
- Placa mãe Gigabyte GA-X48-DQ6
- VGA Sapphire Tech Radeon HD 4870 512MB GDDR5
- 2 4 GB RAM Kingston DDR2-800 (2x 2GB em Dual Channel)
- Gravador de DVD LG GH20NS SATA
- HD Western Digital WDC WD5000AAKS-00A7B0 500GB SATA II
- Fonte Cooler Master Extreme Power Plus modelo RS-500-PCAR-A3 (500W Reais)
- Gabinete Huntkey modelo H201
- Placa de captura Pinnacle modelo PCTV 110i
- Caixas de som com subwoofer Bright (tenho no outro PC um modelo IGUAL, só que escrito "Ômega" :-) )
- Rede Wireless 802.11g da Encore (um Realtek RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter).
- Kit de teclado e mouse wireless Microsoft Optical Desktop 1000
- Monitor LCD LG L196WTQ (19'' LCD Widescreen 16:10)

Software básico:

Sistema Operacional: Windows XP Vista Ultimate Service Pack 3 1 (Em dual boot com o XP, embora este não esteja fazendo falta :-) )
Browser padrão: Firefox 3.0
Drivers Bluetooth WildComm Blue Soleil 5.0 (o Blue Soleil - até a versão 2.6 - não funcionava nem fodendo com o meu N95)
Aplicativos: MS Office, Gimp, Audacity, UltraMixer, entre outros :p

Como foi gostoso montar esse bichão... Sim, comprei as peças separadamente, juntei tudo e eu mesmo montei a máquina. A mesma coisa com a outra que montei, se não me engano, até fiz um post sobre ela em um blog que mantinha no Windows Live Spaces. Acho que fiz a coisa certa, visto que a crise lá nos EUA tá bombando e o dólar subindo, e como as peças são cotadas em dólar, já viu.

Durante a montagem, eu e meu pai fomos vendo as peças, examinando, e colocando tudo no lugar. Digo que foi gostoso de montar justamente por juntar a minha família: Meu pai e eu montando, minha mãe observando e batendo fotos (sim, eu gosto de fazer fotos sobre essas coisas, confiram no slideshow abaixo :-) ), meu irmão estava no trabalho dele...

O que deu mais trabalho foi colocar o cooler na placa mãe. Eita bichinho difícil de colocar! Depois de passada esta etapa, colocamos a placa mãe no gabinete, instalamos a memória RAM, que me arrependo de ter adiquirido os 2 GB em pente único visto que a placa mãe possui Dual Channel, que dobra a largura de banda da memória, instalamos os drives, ligamos os cabos na placa mãe e instalamos a VGA no slot PCI-e 16x.

Tudo montado, os cabos ligados, e chegou a hora da verdade: Ligar a máquina! Para isso, subi para a sala de cima (minha casa tem 2 salas, uma em cima, e outra embaixo conjugada com a cozinha), tirei os cabos de força, teclado e monitor do PC de lá e liguei-os no meu novo filhote. Estabilizador ligado, foi hora de sentar o dedo no Power e ver o que aquilo iria fazer.
Resultado: Funcionou de primeira! Fiquei muito feliz ao ver a tela de boot e parando quando ia carregar o S.O., dando erro de sistema não encontrado (claro, não estava instalado ainda né? hauhauhauhauaha)!

Feito o teste inicial, re-liguei monitor, teclado e mouse no outro PC, peguei um monitor antigo, um teclado, o mouse sem fio e um cabo de força, liguei na nova máquina, ao lado da antiga, fiz um n-lite do XP para juntar o SP3 e automatizar a instalação, e fiz a instalação.

Tudo certinho, uns testes no XP, tudo belezinha e finalmente fui dormir bem contente!!!

Dia seguinte, comprei o restante das coisas (teclado e mouse, estabilizador, o meu novo cockpit), instalei a placa de TV que tirei do outro micro, e finalmente de cockpit novinho em folha. Aí foi a maratona de instalação de drivers e aplicativos.

E como é bom pilotar esse bicho. Fiz nele o vídeo de divulgação do Leo# PSYCAST #2, o terceiro podcast do NeoMatrix Light (sim, estou dando de DJ, tenho muito o que melhorar ainda... por isso o Audacity e o UltraMixer Free instalados!). O trabalho no Movie Maker foi MUITO rápido. O programa respondia imediatamente aos meus comandos, não era como no Celeron, que as vezes demorava um pouquinho. Para compilar o vídeo em wmv foi um tiro. E aproveitando a máquina, precisei executar uma query de um sistema, para obter um relatório que eu iria precisar para uma análise. Coloquei-a para rodar (era uma query pesada, que levou em torno de 2 horas aqui para rodar) e continuei a trabalhar normalmente na máquina.

Ah, e claro, óbvio que eu instalei jogos também. Se com uma VGA dessas eu não utilizar a máquina para jogar (e trabalhar, claro, que a minha intenção ao montar esse PC é instalar VM's para desenvolvimento, para deixar o meu windows host limpo) vcs podem me chamar de doido. Instalei alguns Need For Speed que tenho aqui (gosto da série e de jogos de corrida em geral), configurei-os para rodarem no talo (tudo no máximo), e no Underground 2, Most Wanted e Carbon atingi taxas superiores a 100fps.

Os destaques ficam por conta do NFS Hot Pursuit 2 e os já vovôs Duke Nukem e Shadow Warrior (o DN com pack de alta resolução) nos seus ports para Windows e rodando em resolução máxima (em torno de 1280x1024) atingi taxas superiores a 400 FPS (sim, isso mesmo, 400 frames por segundo!). Todos os FPS foram medidos pelo Fraps.

Mas e o Crysis, o supra-sumo dos benchmarks de vga's? Esse eu AINDA não instalei.

E o PC da sala, como é? Segue a configuração atual (quando eu montei ele, vcs podem conferir no link do meu blog antigo no Live Spaces):

- Processador Intel Celeron 2.5 GHz (Northwood, o antigo)
- Placa Mãe ASUS P4V8X-X
- 1,2 2 GB de RAM DDR 400 (Genéricas)
- VGA ATI/AMD Radeon 9550 com 256 MB (na época a ATI ainda não era AMD...)
- 2 HD's, ambos da Seagate, um de 160 GB IDE e outro de 320 GB SATA II (sim, liguei-o em uma porta SATA 150 MB/s... hehe)
- 1 Gravador de CD e outro de DVD, ambos da LG
- Gabinete de 4 baias genérico
- Fonte SevenTeam de 420 W reais
- Mouse s/ fio Bright
- Teclado Multimídia
- Caixas de som com subwoofer Ômega (o mesmo formato das que eu uso aqui)
- Windows XP SP3
- Webcam Clone de 0,3 MP (essa eu vou pegar para colocar aqui, lá ninguém usa mesmo.. hehehe igual a placa de TV).
- Monitor de 17'' LG Flatron modelo T710 SH

Não é um PC ruim, mas para as aplicações atuais, já tá meio que velhinho... Para melhorar, só dando uma formatada, mas dá uma preguiça... hehehehe
Mas, como estamos caminhando para coisas melhores, né!!!

Segue slideshow com fotos do maquinão e das etapas de seu nascimento :-)

Até o próximo post! :-)

[Edit 27/11/2008: Fiz um pequeno upgrade na máquina!!!]

1 comentários:

Anônimo,  15 de out de 2008 15:52:00  

Muito lindo esse teu PC...e QUE inveja,meu PC dos sonhos!!!


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

Sobre o NeoMatrix Tech

Meu blog para assuntos profissionais, ligado com tecnologia.
Dicas de programação (grande parte de C# e ASP.NET, mas não limitado a essa plataforma :-) ), dicas de utilitários, análises de equipamentos e serviços, resenhas sobre sites que eu visito, relacionados com tecnologia, opinião sobre mercado de trabalho, metodologias de desenvolvimento, comportamento no mundo tecnológico...

NeoMatrix Light

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO