O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

domingo, 30 de novembro de 2008

O barato pode sair MUITO caro...

Vocês já estão acostumados a ouvir o ditado acima. Com certeza já ouviu isso várias vezes. Eu também.

Nesse mundo da Informática, mais especialmente com hardware, devemos tomar muito cuidado na hora de escolhermos os componentes que farão parte de nosso PC. Guardadas as devidas proporções, para qualquer geek um PC equivale a um filho, e ele merece o máximo de cuidado desde a sua concepção.

Comprar a placa mãe top de linha, um processador bom, memórias de marca, placa de vídeo top também. Tudo meticulosamente bem calculado para o máximo de desempenho.
Neste novo PC que montei, fiz questão de que cada parte não fosse "xing-ling", genérica. Isso incluindo teclado e mouse.

E o povo compra uma fonte genérica ou uma "genérica de luxo"...

Antes não dávamos muita importância para a fonte de alimentação do nosso PC, só olhávamos a potência rotulada. De uns tempos para cá, olhando no site Clube do Hardware, vi a importância que se tem de dimensionar bem a fonte de alimentação do PC, assim como vi testes que revelam inúmeras bombas (no sentido literal da palavra mesmo).

Fatores como forma de construção, PFC (Power Factor Correction - Correção do Fator de Potência) ativo, forma como a ventilação é feita, e principalmente qual a potência REAL que ela pode fornecer.

Uma fonte genérica alimentando um PC parrudo é pedir para ele ser queimado. Como ela não poderá segurar o consumo de um PC parrudo, poderá explodir e ainda por cima levar alguns componentes junto. O ideal é superdimensionar um pouco, para ela trabalhar com folga e permitir upgrades "nervosos" :-)

Vejamos esse novo PC, com placa-mãe GA-X48-DQ6 que é um pouco fominha quando está bombando (e ela tem recursos de economia de energia que funcionam muito bem, por sinal), processador Core 2 Duo E8400 de 3,0 GHz (que também tem recurso de economia de energia), uma Radeon HD 4870. Isso sem contar HD, drive de CD, cooler do gabinete...

A máquina custou pouco mais que 3000 reais, comprando as peças na Santa Ifigênia tudo com nota fiscal, tudo certinho. Todo esse poder é segurado por uma fonte da Cooler Master de 500W Reais, e sua eficiência ultrapassa os 80%, ou seja, aproveita bem o fornecimento da rede elétrica. Essa não é uma fonte "top", como Zallman, Thermaltake, Corsair ou Enermax, mas ela aguenta muito bem essa configuração.

Vejam o screenshot que mostra os valores de tensão, medidos pelo Everest:

Screenshot Voltagens da Placa-Mãe

As tensões estão em seus valores nominais. E olha o consumo de corrente da GPU (Radeon HD 4870): quase 30 ampéres, com uma tensão de 12V, ou seja, se fizermos as contas, 360W no pico, ou seja, bombando. Um chuveiro de 5400W, ligado na rede de 220V consome 24,5 A. Muita coisa, não é?

Se fornecemos uma alimentação incorreta para ela, ou seja, a fonte não aguentar o tranco, corre o risco do PC nem ligar.

Se fosse uma fonte vagaba, esses valores de tensões estariam abaixo desses valores, e com isso, o PC fica instável. Quer um exemplo?

Meu Celeron 2,5 era equipado com uma fonte genérica, a que veio no gabinete. A linha de 12V ficava em torno de 11, as outras linhas de tensão também ficavam abaixo dos valores. E olha que esse PC não tem fome por energia. Com isso, o PC travava, ressetava várias vezes.

Fora esses problemas, o cooler da fonte também ficava travando, fazendo um barulho muito forte. Quando acontecia isso, o jeito era desmontar a fonte, limpar, lubrificar o cooler e colocá-lo de volta no lugar. Isto teria que ser feito com frequência (é, o trema tá indo pro saco mesmo hehe).

Até que resolvi comprar uma Seventeam 420 BKV. Todos os problemas acabaram. Ela NUNCA precisou de manutenção no cooler (só uma limpeza para tirar o excesso de poeira), as tensões sempre ficaram em seus valores corretos, mesmo quando bem solicitada, e ela já tem mais de 1 ano de atividade.

Ou seja, um investimento que dura até hoje.

O caro que sai bem barato, um investimento que se pagou. Se eu comprasse uma genérica, acaba a garantia, dá pau, depois outra, outra... o barato vai saindo caro. Isso se, a fonte não estragar o PC. Aí fora a fonte, teremos que comprar placa mãe, processador... depende do que ir pro saco :P

E não é só fonte que causa problema também... um estabilizador subdimensionado também causa dor de cabeça. Vou citar um exemplo que aconteceu comigo: Quando montei o PC, comprei um estabilizador SMS de 300VA. Liguei o micro nele, tudo funciona normal, perfeito. Eis que jogo um game um pouco mais pesado, um NFSU 2 e com alguns minutos de jogo o PC desliga.

Mas desliga TUDO, inclusive o monitor apaga, as caixas de som também desligam. Pensei: CARALHO, DEU PAU AQUI. E não foi só uma vez... eis que desligo o estabilizador, ligo de novo, entro no jogo, alguns minutos e a mesma coisa. Aí parei para pensar um pouco e surgiu uma luz: "porra, se é o estabilizador que tá caíndo, ele não deve estar aguentando o tranco". Tive a idéia de deixar só o monitor e as caixas de som nele, e ligar o PC diretamente no filtro de linha. Aí nunca mais tive problemas.

E o risco que eu corria de alguma corrupção de dados, algum surto de energia provocado pela queda repentina queimasse algo do PC...

Mudando o papo de pato pra ganso... Com periféricos xing-ling também poderemos ter dores de cabeça, sem nem mesmo falar da qualidade. Uma epopéia para achar os drivers do dispositivo, caso vc perca o CD de instalação.

No outro PC tenho um teclado multimídia. O programa de instalação dele está em chinês, não dá para entender porra nenhuma. Hoje esse programa não está mais instalado, sorte que o Windows XP reconheceu as teclas de atalho (exceto o scroll, botões de copy/paste, etc) e trabalho com ele normal.

Comprar de uma marca confiável, como Logitech e Microsoft é mais negócio.

É isso ae! Quando forem investir em um PC, procurem fazer um ótimo negócio comprando tudo "de marca" boa!

E aguardem as dicas de C#, já tenho alguns assuntos aqui :-)

Abraço a todos!

0 comentários:


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

Sobre o NeoMatrix Tech

Meu blog para assuntos profissionais, ligado com tecnologia.
Dicas de programação (grande parte de C# e ASP.NET, mas não limitado a essa plataforma :-) ), dicas de utilitários, análises de equipamentos e serviços, resenhas sobre sites que eu visito, relacionados com tecnologia, opinião sobre mercado de trabalho, metodologias de desenvolvimento, comportamento no mundo tecnológico...

NeoMatrix Light

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO