O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Convertendo MIDI para WAV de forma simples e com qualidade total, usando o Winamp

Recentemente comprei um aparelho de videokê, modelo VMP 300D da RAF Electronics (em breve, uma análise do mesmo aqui no NM Tech), e como os DVD's do mesmo custam o olho da cara (eu ainda não descobri como autorar um :-( ), resolvi montar meus próprios CD's utilizando o padrão CD+G (basicamente, um CD de áudio comum que utiliza um canal não utilizado na gravação de dados para colocar informações sobre gráficos, ou seja, a letra da música sincronizada) a partir de alguns arquivos .kar que tenho aqui.

Só que o programa de autoria de CD+G pede arquivos no formato wave (ele mesmo faz a conversão, mas não é muito prática), que então é sincronizada com a letra contida no .kar.

Pesquisei por programas que fazem a conversão direta de MIDI para WAVE, porém, nenhum teve resultado satisfatório, pois distorciam o som em determinadas notas musicais.

Olhando o Santo Google, descobri como fazer esta conversão através do Winamp, através de um plugin já conhecido de outras épocas, o Disk Writer. Tentava utilizá-lo sem sucesso, e aí descobri uma pequena configuração que ficou faltando.

Vamos ao passo-a-passo:

1. Para o plugin Disk Writer escrever a saída do player de MIDI no Winamp, devemos alterar algumas configurações do plugin de entrada MIDI Player. Para isso, entre no menu Options -> Preferences, e na parte esquerda, no ramo Plugins selecione Input. No lado direito, selecione Nullsoft MIDI Player 3.17 [in_midi.dll] (ou o seu correspondente) com um duplo clique:

ss1

2. Nas configurações do plugin de entrada, selecione a aba Device e no combo-box Device selecione a opção Direct Music / Microsoft Synthesizer (with output) e dê OK.

ss2 

3. Agora, vamos configurar o Winamp para escrever a saída de som em um arquivo wave no disco. No menu principal, selecione Options -> Preferences. No lado direito, o ramo Plugins, selecione Output, e do lado direito, selecione Nullsoft Disk Writer v2.14 (out_disk.dll) (ou o correspondente) com um duplo clique.

ss3

4. O duplo clique dado na tela anterior irá abrir as opções de configuração da saída em disco. No grupo Output File Location, indique a pasta onde os arquivos serão salvos. Se o checkbox Enabled, no grupo Single File Mode for checado, uma playlist inteira será salva como um único arquivo wave. Também lá pode ser especificado o formato do arquivo e seu nome.

ss4

5. Para configurarmos o formato (qualidade) do arquivo WAV a ser gerado, marcamos o checkbox Convert To Format e clicamos no botão abaixo, para defimirmos a qualidade do arquivo. Na situação que eu mencionei, o mesmo deve ser formato PCM, taxa de amostragem de 44,1 KHz, 16 bits, Estéreo, que corresponde ao formato de CD.

ss5

Dê OK, feche a tela anterior, e coloque a sua playlist para tocar.

Uma desvantagem desse processo, especificamente no caso de MIDI, é que o arquivo é lido pelo Winamp como se estivéssemos ouvindo, ou seja, ele toca o arquivo inteiro, e com isso, o tempo de conversão será o tempo da playlist.

Mas em compensação, a qualidade será total.

Um abraço a todos! :-)

4 comentários:

Anônimo,  27 de mai de 2009 21:42:00  

Você sabe me dizer se o DVD original da RAF (midi-dvd) que veio com seu aparelho reproduz em um aparelho de DVD que lê arquivos do tipo CD+G.

Obrigado

Leonel Fraga de Oliveira 27 de mai de 2009 21:57:00  

@Anônimo: Não reproduz, pois o formato autoral do DVD da RAF é bem diferente do CD+G.

O CD+G é bem dizer um CD de áudio comum (CD-DA), porém possui algumas informações referentes a gráficos guardadas em uma área que um leitor normal "passa batido" (CD+G reproduz em CD player comum).

O midi-dvd é um DVD de vídeo, porém possui alguns diretórios (e nele a parte de MIDI e fontes) extra que são lidos no videokê da RAF.

Abraço!

jotaerre,  15 de out de 2009 19:43:00  

da pra gravar musicas midi-dvd comun para que seja lida em um videoke da raf?
exemplo, tenho musicas internacionais midi o dvd raf nao le, tem como gravalas de forma que ele reconheça?
abraços

Leonel Fraga de Oliveira 15 de out de 2009 20:29:00  

@jotaerre:

Tentei fazer a mesma coisa que você :-(

A única forma que consegui fazer foi convertê-las para o formato CD+G, usando esse procedimento para converter em Wave primeiro, e depois usando um programa de autoração de CD+G.

Porém, as músicas ficarão em formato de CD de áudio, com a faixa de karaokê, porém a letra da música aparece no videokê da RAF.

Abraços!


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO