O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Corrigindo os travamentos da Radeon HD 4870 nos jogos

Sapphire Radeon HD4870

Como você já deve ter visto nos posts anteriores, meu PC é equipado com uma placa Sapphire Radeon HD 4870, que obviamente eu uso seu poder nos jogos que tenho instalados no meu PC, como 8 jogos da série Need For Speed, Crysis, emuladores de Capcom CPS 1 e 2, e recentemente o GTA 4.

Tenho, as vezes, experimentado alguns travamentos em alguns jogos, especialmente os mais pesados como o GTA 4 (incrivelmente, Crysis não travou nenhuma vez! Nem os NFS Pro Street - blergh! - e o Undercover. Já o Underground - 1 e 2 - e o Carbon tem dado umas travadas.).

Meu PC tem boa configuração, o S.O. está bem ajustado e com os últimos updates aplicados, drivers da HD 4870 também atualizados.

Como o GTA 4 está com inúmeros bugs, resolvi dar uma pesquisada no Google relacionando-o com a HD 4870 e em um dos resultados veio um tópico do Fórum da AMD, que indicou que a possível causa desta falha (no que diz respeito à HD 4870, e não dos outros bugs do game) é um problema no BIOS de algumas das placas de vídeo, que algumas vezes deixa de responder quando ocorre uma mudança de clock da GPU, necessitando de um "dedo na viola"!!! (hard reset, no botão mesmo hehe ;-) ).

A GPU, quando no desktop do Windows ou usando algum programa 2D, roda em 500 MHz, e quando em modo 3D, roda em 750 MHz.

O mesmo tópico indica duas soluções para este problema:

Solução 1 (Gambi!): "Travando" o clock da GPU em 750 MHz antes de executar o game.

Esta solução consiste em utilizar algum utilitário de overclock e travar o clock da GPU em 750 MHz antes de executar o jogo, pois assim não há a necessidade da BIOS da placa realizar a mudança de clock quando transita do modo 2D para o 3D e vice-versa.

A. Baixe o seguinte utilitário: RivaTuner, em http://downloads.guru3d.com/download.php?det=163

B. Depois de instalá-lo, execute-o.

C. Clique no símbolo de expansão, no combo-box que mostra a especificação da placa (abaixo do modelo). Uma série de ícones se abrirão, clique no primeiro, que são as "Low Level System Settings".

D. Na tab "Overclocking", marque o checkbox "Enable Low Level Hardware Overclocking". O programa recomenda reinicializar a máquina, mas você pode clicar no botão "Detect Now" na janela em que se abre, e após isso as configurações estarão habilitadas.

E. Coloque o "Core Clock" em 750 MHz.

F. Na seção "Overclocking Profile Settings", coloque um nome de perfil (exemplo: Jogos Pesadões) e clique no ícone de disquete. Feito isso, dê OK para voltar à tela principal.

G. Vá até a tab "Launcher" e clique no sinal de "+".

H. Selecione, na janela em que se abre, "Regular Item" e dê OK.

I. Coloque um nome, e as outras caixas estarão habilitadas. Marque o checkbox "Associated overclocking profile" e selecione o perfil que criamos no passo F.

J. Marque o checkbox "Associated Application" e coloque o caminho do aplicativo a ser executado.

K. Dê OK para salvar as configurações.

Caso você queira, pode aplicar as configurações de overclock no momento da inicialização do Windows, marcando o checkbox "Apply Overclock at Windows Startup" na tela do passo D.

Com isso, travamos o clock da placa em 750 MHz e evitamos que a BIOS faça esta mudança dinamicamente.

RivaTuner

Também experimentei fazer o overclock (na verdade, não se trata de um over propriamente dito, pois iremos trabalhar na máxima frequência da placa de vídeo dentro dos padrões...) da placa de vídeo pelo próprio gerenciador Catalyst do driver da HD 4870. Para isso, se você instalou o Catalyst Control Center (CCC), clique com o botão direito no desktop e selecione "Catalyst (TM) Control Center".

Vá para o modo Advanced, clicando no botão "Advanced" da tela do CCC e selecione a opção "ATI Overdrive" no treeview à esquerda.

Clique no ícone do cadeado para destravar o Overdrive e marque o checkbox "Enable ATI Overdrive".

Mova o slider "GPU Clock" até marcar 750 MHz e clique no botão "Test Custom Clocks".

Espere até o teste terminar e clique no botão "Accept".

Apply e depois OK para fechar o CCC.

ATI Catalyst Control Center

Solução 2: Atualização do BIOS da HD 4870

Esta solução SOMENTE DEVE SER APLICADA nas placas fabricadas pela Sapphire, no modelo Radeon HD 4870 512 MB GDDR5 (que é o meu caso, mas antes de atualizar fiquei testando a primeira opção hehe).

Antes disso, verifique as informações de Part Number, na caixa da placa:

  • PN 188-01E85-001SA
  • SKU# 11133-00-XXX

Somente nestes casos é que esta atualização se aplica. Também verifique as configurações no CCC:

  • Data da BIOS: 24/07/2008
  • Versão da BIOS: 011.006.000.003.000000

Após verificar, faça os seguintes downloads:

Descompacte o WinFlash em alguma pasta no seu HD (que tal C:\WinFlash ?) e feche os aplicativos que mexem com a placa (como o RivaTuner e jogos).

Extraia o arquivo do Update de BIOS para a mesma pasta do WinFlash.

Clique em Iniciar / Executar (ou dê Logo do Windows + R) e na caixa de texto digite "cmd" e tecle ENTER.

Vá até o diretório do WinFlash ("cd C:\WinFlash", se não estiver no drive C, tecle "C:" e dê Enter).

Digite o seguinte comando: atiwinflash.exe -f -p 0 1e8501sa.002 (onde 1e8501sa.002 é o arquivo da BIOS e tem 128 KB) e dê Enter.

Espere até o processo ser concluído, e se falhar, NÃO RESSETE a máquina, tente flashear a BIOS novamente.

Se deu tudo certo, dê um bumba no caneco hehe (reinicie o PC).

winflash

O número "0" na linha de comando, indica o número do slot PCI-e em que a VGA está instalada. Caso tenha mais de uma VGA, um número "1" indicaria o outro slot PCI-e.

Testei a primeira solução, não me senti "confiante" para flashear a BIOS da placa, pois eu não tinha outra placa PCI-e de backup caso desse m* na operação (vi um tópico de como "ressucitar" uma HD 4870 "morta" por causa de um flash de BIOS mal sucedido).

E por um tempo ela funcionou, tanto através do RivaTuner quanto pelo ATI Overdrive, mas em outros dias os travamentos persistiram.

Foi então que criei “coragem” e atualizei o BIOS da placa (possuo exatamente a Sapphire que necessita da atualização do firmware.). Os problemas, por enquanto, cessaram :-)

E aí, se você também experimentou esse problema e fez essa solução, funcionou?

Um abraço!

2 comentários:

Anônimo,  23 de jun de 2009 17:43:00  

Valeu tudo funcionou perfeito após trocar a bios, o wolverine e o riddik q estavam travando agora tá tudo bem, até zerei o wolverine.ha deixei a freq. em 740 e o coller em 60%

Anônimo,  23 de dez de 2009 20:31:00  

Realmente o problema some quando atualiza o BIOS


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO