O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fazendo o DbProviderFactory do Firebird funcionar no VS 2005 / .NET Framework 2.0 (dica rápida!)

Antes de entrar de cabeça na construção da biblioteca de classes do Simple PIM, antes vou dar uma dica rapidinha para você que tentou fazê-lo rodar e não conseguiu, ou até mesmo para você que tenta usar os Provider Factories do .NET 2.0 com o banco de dados Firebird e não teve sucesso.

A nova Classe de Conexão faz o uso dos Provider Factories. Com isso, economizou-se bastante código, além de facilitar em muito a inclusão de novos providers de banco de dados para a utilização na referida classe.

Quando instalamos o Firebird Client, que é o provider do Firebird para o Framework 2.0, ao tentar utilizar o namespace Firebird.Data.FirebirdClient como provider em uma classe Factory, recebemos uma mensagem de erro de que o Provider Factory não foi encontrado ou mensagem de erro semelhante.

Isto acontece porque na instalação do FB Client, ele não coloca a entrada do provider na seção DbProviderFactories do arquivo machine.config do .NET Framework.

Para fazer tudo funcionar nos conformes, coloque a seguinte linha no arquivo machine.config (que no meu caso se localiza no diretório C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727\CONFIG), na seção DbProviderFactories que por sua vez está na seção system.data:

   1: <add name="Firebird Data Provider" invariant="FirebirdSql.Data.FirebirdClient" description="Firebird" type="FirebirdSql.Data.FirebirdClient.FirebirdClientFactory, FirebirdSql.Data.FirebirdClient, Version=2.0.1.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=3750abcc3150b00c" />

Neste caso, utilizei a versão 2.0.1 do Firebird Data Provider. Caso você utilize outra versão, fique atento aos atributos Version e PublicKeyToken, pois eles variam conforme a compilação do Provider. Os outros atributos não se alteram.

Um abraço!

0 comentários:


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO