Fazendo o DbProviderFactory do Firebird funcionar no VS 2005 / .NET Framework 2.0 (dica rápida!)
Antes de entrar de cabeça na construção da biblioteca de classes do Simple PIM, antes vou dar uma dica rapidinha para você que tentou fazê-lo rodar e não conseguiu, ou até mesmo para você que tenta usar os Provider Factories do .NET 2.0 com o banco de dados Firebird e não teve sucesso.
A nova Classe de Conexão faz o uso dos Provider Factories. Com isso, economizou-se bastante código, além de facilitar em muito a inclusão de novos providers de banco de dados para a utilização na referida classe.
Quando instalamos o Firebird Client, que é o provider do Firebird para o Framework 2.0, ao tentar utilizar o namespace Firebird.Data.FirebirdClient como provider em uma classe Factory, recebemos uma mensagem de erro de que o Provider Factory não foi encontrado ou mensagem de erro semelhante.
Isto acontece porque na instalação do FB Client, ele não coloca a entrada do provider na seção DbProviderFactories do arquivo machine.config do .NET Framework.
Para fazer tudo funcionar nos conformes, coloque a seguinte linha no arquivo machine.config (que no meu caso se localiza no diretório C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727\CONFIG), na seção DbProviderFactories que por sua vez está na seção system.data:
1: <add name="Firebird Data Provider" invariant="FirebirdSql.Data.FirebirdClient" description="Firebird" type="FirebirdSql.Data.FirebirdClient.FirebirdClientFactory, FirebirdSql.Data.FirebirdClient, Version=2.0.1.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=3750abcc3150b00c" />
Neste caso, utilizei a versão 2.0.1 do Firebird Data Provider. Caso você utilize outra versão, fique atento aos atributos Version e PublicKeyToken, pois eles variam conforme a compilação do Provider. Os outros atributos não se alteram.
Um abraço!
0 comentários:
Postar um comentário