O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Speedy da Telefônica e seu DNS…

Desde segunda-feira, dia 06/04/2009 os usuários do serviço Speedy da Telecômica, ops, Telefônica estão enfrentando problemas ao entrar em alguns sites e a conexão fica instável.

Logo do Speedy

Eu também uso o Speedy, aliás, esta é a única opção de banda-larga que tenho em meu bairro (não estou considerando os pacotes 3G das operadoras de celular) e eu, assim como muitos amigos estão passando por esse problema. Porém eu consegui até contornar o problema, continuem lendo para saber como eu fiz :-)

Questionada ontem (05/04/2009) a Telefônica não adimitia a instabilidade do serviço, mas hoje já falou que estão verificando.

Fontes me informaram que a Telefônica está fazendo manutenção em alguns servidores para agregar novos produtos, como um pacote que oferecerá antivírus e firewall.

Mas essa manutenção afetou justamente os servidores DNS.

Como cheguei a esta conclusão?

Primeiramente tentei entrar em um website com o Firefox e ele dava página não encontrada. Para saber se eu estava conectado, abri o prompt de comando do Vista (Iniciar –> Executar –> cmd) e dei um ping para o google com o seguinte comando: ping www.google.com

O retorno do ping acusava que não achava o host de destino, daí fiz um outro teste dando outro ping, so que dessa vez para o endereço IP da empresa onde trabalho.

E esse IP respondeu ao meu ping.

Hum… não consigo pingar para um domínio mas consigo pingar para um IP. Isso está me cheirando falha de servidores DNS da Telecômica!

A solução foi alterar os servidores DNS usados pelo Speedy!

Nesse momento me veio a idéia de usar o Open DNS no meu roteador, mas como obter os endereços IP do mesmo? Uma pesquisa no Google acessado através do meu celular me deu tudo o que queria :-)

Os endereços IP do Open DNS são:

Primário: 208.67.222.222
Secundário: 208.67.220.220

E como eu configuro essa joça?

Se você possui um roteador da D-Link (eu tenho um router wireless DI-624, mas o tutorial serve para outros modelos de router ou até mesmo modems de banda-larga que também fazem esse papel, só não possuem o switch conjugado a ele.), entre em sua tela de administração, geralmente através do IP http://192.168.0.1, entre com o usuário e a senha e logo na home-page, na guia Home acesse a opção WAN no menu lateral.

Observem a tela abaixo:

Config do Roteador D-Link Configure os endereços DNS Primário e Secundário com os do Open DNS, de Apply e reinicie a conexão. Recomendo dar um bumba no caneco tanto no roteador quanto no modem.

Para outros modelos de roteador, consulte a sua documentação ou dê uma boa fuçada nele ;-)

Uso Speedy, como posso saber se meu modem também é um roteador só que com apenas uma porta LAN e não me informaram disso? Se você não precisar clicar em um ícone de conexão de rede no Windows, ou seja, é só ligar o modem, ligar o PC e conectar, provavelmente ele possui esta função.

Outra forma de saber é abrir um prompt de comando (Inciar –> Executar –> digite cmd e dê enter) e dar o comando ipconfig /all. A saída deste comando listará as propriedades das suas conexões de rede. Procure por aquela que está conectada ao seu modem e anote o endereço do Gateway Padrão.

Abra um navegador e coloque http://<o ip do gateway padrão> e veja se ele pede usuário e senha. Aconteceu isso? Então ele tem boas chances de ser um router.

Dê uma olhadinha no screenshot abaixo:

Saída do comando ipconfig /allAgora, se você necessita de clicar em um ícone (provavelmente no seu desktop) para conectar ao Speedy, vá no gerenciador de conexões de rede (no XP: Iniciar –> Painel de Controle –> Conexões de Rede; no Vista: Iniciar –> Painel de Controle –> Central de Redes e Compartilhamento –> Gerenciar Conexões de Rede no menu lateral) (ou pode até ser pelo ícone na sua área de trabalho), dê um duplo clique no ícone correspondente à sua conexão de banda-larga e clique no botão Propriedades. A tela correspondente à sua conexão deve parecer-se com esta:

Tela de conexão de banda-larga no XPClicando em Propriedades, vamos até a guia Redes e selecionar a opção Protocolo TCP/IP:

Propriedades da conexão de banda-larga no XPNas opções do Protocolo TCP/IP, selecione a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e entre com os endereços IP do Open DNS nos campos correspondentes e confirme dando OK. Mantenha a opção “Obter um endereço IP automaticamente” marcada.

Propriedades de TCP/IP no XPConfirme nas outras telas, conecte o Speedy e seja feliz (pelo menos eu estou sendo hehe).

Um abraço!

7 comentários:

Marciano 9 de abr de 2009 22:18:00  

Gostei das dicas, já fiz meu modem de rotador, mas certas dicas podem ser usadas no futuro, só falta grana, vou gravar essa página pq não sei se vc foi pego pela primeira queda da telecômica, mas eu fui.

Leonel Fraga de Oliveira 9 de abr de 2009 22:26:00  

@Marciano.

Sim, fui pego pela primeira queda sim. Aliás, essa não é nem a segunda vez que os DNS's da Telecômica pipocam.

Da primeira vez foi bem pior, mas acho que não era só o DNS não.

Mas só agora que tive a idéia de configurar o Open DNS no meu roteador.

[]'s!

Júlio C. Corrêa 10 de abr de 2009 08:24:00  

Blza mano?
Estes dias venho tendo problemas com DNS tbm,como tenho pouco tempo p testar em casa por causa do trabalho,pesquisei ontem e achei seu site.Troquei os IP's do DNS.O speedy está ok agora.

Vlw

Anônimo,  21 de jul de 2009 10:54:00  

a telecomica esta fazendo de tudo para perder seus clientes e ela esta conseguindo .... estou quase mudando esse mer...

Anônimo,  24 de nov de 2009 21:40:00  

realmente a telefônica está mais decadente a cada dia que passa, desde ao atendimento até a manutenção.
mais do que tudo ela devia lembrar que nós somos seus clientes e trazemos lucro a sua empresa.Acho uma falta de respeito ao consumidor o que a empresa Telefônica faz com seus clientes.Obrigado pela ajuda .


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

Sobre o NeoMatrix Tech

Meu blog para assuntos profissionais, ligado com tecnologia.
Dicas de programação (grande parte de C# e ASP.NET, mas não limitado a essa plataforma :-) ), dicas de utilitários, análises de equipamentos e serviços, resenhas sobre sites que eu visito, relacionados com tecnologia, opinião sobre mercado de trabalho, metodologias de desenvolvimento, comportamento no mundo tecnológico...

NeoMatrix Light

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO