O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

sábado, 16 de maio de 2009

A atualização de sistemas é sempre um trauma?

Quando atualizamos um sistema de médio a grande porte ficamos com calafrios. Tanto nós desenvolvedores/analistas quanto o usuário.

Ficamos atentos para qualquer problema que possa ocorrer, afinal, existem bugs que só conseguiremos descobrir após exaustivas operações em produção, e que passam desapercebidos durante os testes.

Quando acabamos de atualizar e o sistema funciona de boa, não gerando um downtime muito elevado para efetuar correções é um alívio.

A parte ruim fica quando problemas começam a aparecer e o usuário joga a culpa NA ATUALIZAÇÃO, principalmente quando ela não é culpada.

O usuário alega que ocorreram problemas em uma parte do sistema, porém a parte em questão não teve NENHUMA alteração em seu código. Isto é para deixar qualquer um de orelhas em pé.

Aí, como  bom desenvolvedor e você tem que manter a calma e fidelizar o cliente, corre atrás de uma solução para um problema que você sabe que não há onde procurar, pelo menos de sua parte.

Sim, você não construiu o sistema sozinho.

Ele se comunica com uma aplicação externa e que também foi atualizada, e esta aplicação externa não está sob nosso controle.

E explicar pela enésima vez para o usuário que “esse ponto da aplicação se comunica com uma entidade externa, que também foi atualizada, o problema pode estar vindo de lá já que a nossa aplicação não teve alterações nessa parte” acaba “torrando” a nossa paciência.

Mas ele insiste que a nossa aplicação está com algum problema.

Aí quando quem fez a aplicação externa conserta o que fez, tudo volta para a calmaria.

Mas você, o usuário, seu chefe, e outras pessoas ficam com esse trauma, de que SEMPRE numa atualização conjunta de sistemas a culpa cai em cima de você primeiro, principalmente quando se está bem próximo.

Um abraço!

0 comentários:


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO