Pinnacle PCTV 110i x Windows Media Center x Media Player Classic x VLC Media Player
Não há muuuuuito tempo atrás, eu assistia ao programa “O Aprendiz”, com Roberto Justus, e como todo geek, assistia no computador ao invés de descer para a sala e ver pela TV.
Para tal, possuo como hardware de sintonia de TV a placa de captura Pinnacle PCTV 110i, uma plaquinha antiga até, mas que tem me funcionado bem.
Meu computador é equipado com processador Core 2 Duo E8400 (3 GHz), 4 GB de memória principal, 500 GB de disco rígido, placa de vídeo com processador gráfico Radeon HD 4870, ou seja, este hardware não tem o porquê causar algum gargalo na captura de vídeo.
Quanto ao sistema operacional, utilizo em meu PC o Windows Vista, versão Ultimate, que por sinal, roda muitíssimo bem.
Quando instalei a Pinnacle PCTV 110i no Windows Vista, este IMEDIATAMENTE instalou os drivers adequados. Sim, o próprio Vista possui em seu banco de drivers um driver para a PCTV 110i. Eu estava pensando que seria uma epopéia para achar os drivers compatíveis com o Vista, uma vez que esta placa já esteja descontinuada.
Para não ter que instalar o software original que veio com a placa, pesadão (ele instala até o MSDE – uma espécie de SQL Server 2000 “Express”) e incompatível com o Vista, resolvi utilizar a placa com três tocadores de mídia, a saber: Windows Media Center, Media Player Classic e VLC Media Player.
Após o break, relato a você a experiência que tive em utilizar a Pinnacle PCTV 110i em cada um dos players citados.
1. Windows Media Center
O Windows Media Center é um programa que já vem incluído no Windows Vista, tem uma interface limpa e serve para visualizar diferentes tipos de mídia, tais como arquivos de vídeo, som, e claro, utilizar uma placa de captura para reproduzir e/ou gravar o que é passado através dela.
Para utilizar a Pinnacle PCTV 110i com o Windows Media Center, é necessário baixar um plugin chamado “Pinnacle PCTV Installer for Windows Media Center 3.0” (não achei o link para download). Instalando este plugin, o WMC poderá ser configurado para fazer a sintonia de TV e rádio através da PCTV 110i.
O assistente de configuração é simples, a placa foi configurada sem problemas para utilizar o sintonizador como fonte de áudio e vídeo.
Através da tela principal, é possível navegar pelas funções oferecidas pelo Windows Media Center, escolher a função desejada (TV, Rádio, etc), e fazer a sintonia de canais.
Interface limpa, bem acabada, fácil de operar, próprio para um Media Center. Mas, como na vida, nem tudo são flores, e tive alguns problemas ao utilizar o WMC:
- Delay entre áudio e vídeo na função de TV: Passado um certo tempo assistindo à TV, passo a notar um certo atraso entre o áudio e o vídeo. Assistir a um programa com esta situação não é nada agradável.
Reinicio o programa, e novamente, depois de um tempo tem esse maldito delay.
- Som picotado na recepção de FM: Na função de rádio, outro problema que incomoda muito. Passado um tempo, o som começa a ficar picotado.
Estes dois problemas são causados, pelo o que eu pude ler em alguns fóruns, pela função de timeshift, ou seja, aquela função que permite a “pausa de um programa ao vivo”, que fica gravando o programa no HD ao mesmo tempo que ele é reproduzido. Infelizmente, não achei maneira de desabilitar o timeshift.
- Para utilizar a entrada S-Video da placa, tenho que adquirir um hardware de controle remoto compatível: Sim, é isso mesmo o que você leu. Executando o assistente de configuração e selecionando como fonte de vídeo a entrada S-Video (através da opção de fontes de vídeo externa, set top box, satélite, etc), chega em um ponto que ele detecta o controle remoto. Como ele não consegue detectar o controle remoto da PCTV 110i, não há como concluir a configuração para assistir TV através de um decodificador de TV por assinatura, por exemplo.
Com uma experiência um tanto frustrada com o WIndows Media Center, passei a utilizar um outro programa, que é o meu padrão para assistir a vídeos.
2. Media Player Classic
Gratuito, versátil, sua interface lembra o antigo Windows Media Player 6.4, aquele que vinha com o Windows 98, porém, o leque de funcionalidades deste player contém coisas que o programa em que sua interface foi baseada nem sonhava em ter.
A opção para assistir pela placa de captura está na opção File / Open Device, que abre uma caixa para selecionar um dispositivo de entrada, e nos combo boxes eram apresentadas a Pinnacle PCTV 110i para origem de vídeo e áudio.
Dando OK, o player exibia o vídeo capturado pela placa, com uma configuração de entradas que utilizei em um outro programa. Beleza, parece funcionou!
E para mudar de canal e a entrada de vídeo?
Para isso, é necessário ir até o menu Play / Filters, Pinnacle PCTV 110i BDA Xbar e mudar em um combo a entrada de vídeo.
Dando Apply, cadê que ele me mudou a fonte de sinal… Que nada, ela continuou alí, gravada na configuração inicial que me foi apresentada.
Indo para outro programa, configurando a entrada, e voltando ao MPC o negócio funcionou. Agora vamos tentar mudar de canal.
Novamente, entro no menu Play, Filters, e agora seleciono a opção Pinnacle PCTV 110i BDA Analog TV Tuner e é me apresentada uma tela para a seleção de canais da placa.
Mudo de canal e dou OK. O programa me apresenta uma tela de erro e cai fora…
Não dá para ficar exaltando a pátria a toda hora, e nessa hora deixei de ser brasileiro: desisti do Media Player Classic para utilizar a PCTV 110i e parti para outro programa.
3. VLC Media Player
Código aberto, multiplataforma (tem versões para Windows, Linux, Mac OS X, entre outros), vem com os codecs embutidos, várias opções de captura e streaming são os atrativos deste player, que em seu site contabiliza mais de 30 milhões de downloads.
Para poder utilizar a placa de captura, fui ao menu Mídia / Abrir Dispositivo de Captura, onde foi me apresentado uma tela para a seleção do dispositivo.
Deixei como Modo de Captura Direct Show, e selecionei a placa nos combos “Nome do Dispositivo de Vídeo” e “Nome do Dispositivo de Áudio”. Depois, cliquei em Reproduzir e o programa estava reproduzindo o que era capturado na placa.
Neste primeiro momento, sem áudio e o vídeo com cores esquisitas.
Resolvi dar uma olhadinha nas configurações avançadas, para mudar a fonte de vídeo e entrei em uma tela cheia de opções, e as que me interessaram foram as opções “Conector de Entrada de Vídeo” e “Conector de Entrada de Áudio”, além do checkbox “Propriedades do Sintonizador”.
Não mexi nas duas primeiras opções que citei, deixei o “Propriedades do Sintonizador” checado, dou OK e clico em Reproduzir. É aberta a tela de sintonia, onde podemos mudar o canal e o que será capturado: TV ou rádio FM. Coloquei FM, mudei a frequência (no mesmo lugar onde o canal de TV é trocado), dei OK e o rádio funcionou. Sem picote (somente os causados pela antena mesmo), sem delay, tudo funcionando OK.
Resolvo seguir o mesmo caminho, e voltar para a TV. Agora o áudio funcionou. De novo, o mesmo caminho para mudar de canal. Troco de canal, dou OK, e cadê que ele mudou? Continuou no mesmo…
Vou até a tela de propriedades avançadas, e lá tem um spin button onde posso escolher o canal lá. Troquei o canal, dei OK, Reproduzir, e finalmente o canal é trocado!
Para trocar a fonte de vídeo, naquela tela de propriedades avançadas, mexo na opção “Conector de Entrada de Vídeo”, que no lugar de apresentar os nomes das entradas, é apresentado um número sequencial.
E para adivinhar quem é quem?
Tive que testar um por um, até que a imagem do decodificador de TV por assinatura ligado à entrada S-Video aparecesse no monitor. O áudio era capturado pela entrada Line In da placa de som.
Voltando ao sintonizador… novamente sem áudio, e fazendo toda aquela epopéia ele voltou a funcionar, ainda com as cores distorcidas. Para isto, ainda vou ver se é algum filtro do Direct Show que faz isso…
Aqui temos um parêntese: Este é um dos casos em que a usabilidade passa longe do Software Livre. Embora os freetards não deem tanta importância para isso, para muitos usuários a usabilidade é fundamental.
Resumo da ópera:
Windows Media Center:
Prós:
- Interface melhor acabada
- Configuração simples
- Operação simples
Contras:
- Delay entre vídeo e áudio na TV e som picotado no rádio FM, devido ao timeshift que não pode ser desabilitado
- Obrigatoriedade de um hardware de controle remoto compatível para poder utilizar a entrada S-Video
Media Player Classic:
Prós:
- Ampla variedade de formatos
- Interface minimalista, sem frescuras
Contras:
- Configuração um tanto tortuosa
- Travamentos constantes, impossibilitando mudança de canal e dispositivo de sintonia (TV ou Rádio)
VLC:
Prós:
- Código Aberto.
- Operações de mudança de canal, fonte de vídeo e modo do sintonizador funcionaram com sucesso.
- Áudio e vídeo sem delay ou picotes.
Contras:
- Configuração MUITO tortuosa
- Vídeo foi apresentado com diferença de cores, pendendo para o azul.
Enfim, essa foi a minha epopéia para utilizar a placa de captura Pinnacle PCTV 110i com o Windows Media Center, Media Player Classic e VLC. Na minha opinião, se eu conseguir ajustar o VLC para exibir as cores corretas, ele é o software que vou adotar para assistir TV no computador.
Embora muito complicado de configurar, foi o software que funcionou. Pelo menos para ouvir rádio, ele já é o meu padrão. O usuário comum certamente não o adotaria, devido às dificuldades.
Caso você tenha alguma sugestão, comente à vontade!
Um abraço!
3 comentários:
K!TV funciona (quase) Perfeitamente.
Só tive problemas com a qualidade do sinal.
Só pegou três canais e com qualidade um pouco ruim, mas da pra assistir.
cara... estou com um x64 e não consigo instalar o
Pinnacle PCTV Installer for Windows Media Center =/
vc tem a solução para x64 (vista)
agradeço des de já.
e excelente tópico! (Y)
se conseguir me responder :
vinnycl@hotmail.com
me da um toque blz?
Xi... para x64 não sei se tem o PCTV Installer for Windows Media Center, para o Vista.
Pelo menos para o Windows Seven, nem precisou disso aí, ele reconheceu a placa direto.
Postar um comentário