O NeoMatrix Tech está de casa nova!

Você deverá ser redirecionado em 6 segundos. Se não, visite:
http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech
e atualize seus favoritos.

Aviso IMPORTANTÍSSIMO!

Aviso aos navegantes:

O NeoMatrix Tech mudou de casa!!!

A partir de agora, acessem pelo novo endereço:

http://www.leonelfraga.com/neomatrixtech

Ué... mas é só o domínio mudou de lugar?

R: Na verdade, não é bem assim hehe. Este domínio que você acessa agora aponta para um blog hospedado no Blogger, enquanto no novo, aponta para um blog na plataforma Wordpress, hospedagem própria, muito mais rápida e com um layout mais agradável de ler ;)

Não vou fechar este domínio igual ao que eu fiz com o NM Light (que já está 100% na nova plataforma). Talvez beeeeeeem depois eu faça isso.

Todos os posts daqui se encontram lá, e novos posts serão colocados somente no novo endereço.
A única coisa que não consegui importar foram os comentários. Mas em breve vai ter um post contando sobre a epopéia que foi migrar o NeoMatrix Tech!

Somente vou fechar a área de comentários daqui. Caso queiram comentar, favor ver o post correspondente no "Novo NeoMatrix Tech" e comentem por lá. É bem melhor! (pena que os permalinks "amigáveis para SEO" não funcionam lá, dá erro 404 e não consigo fazer a configuração funcionar. E olha que eu já vi vários artigos falando desse assunto :( ).

Quem assina o feed, já está lendo o conteúdo do novo NeoMatrix Tech!

sábado, 29 de agosto de 2009

Pinnacle PCTV 110i x Windows Media Center x Media Player Classic x VLC Media Player

pctv110i Não há muuuuuito tempo atrás, eu assistia ao programa “O Aprendiz”, com Roberto Justus, e como todo geek, assistia no computador ao invés de descer para a sala e ver pela TV.

Para tal, possuo como hardware de sintonia de TV a placa de captura Pinnacle PCTV 110i, uma plaquinha antiga até, mas que tem me funcionado bem.

Meu computador é equipado com processador Core 2 Duo E8400 (3 GHz), 4 GB de memória principal, 500 GB de disco rígido, placa de vídeo com processador gráfico Radeon HD 4870, ou seja, este hardware não tem o porquê causar algum gargalo na captura de vídeo.

Quanto ao sistema operacional, utilizo em meu PC o Windows Vista, versão Ultimate, que por sinal, roda muitíssimo bem.

Quando instalei a Pinnacle PCTV 110i no Windows Vista, este IMEDIATAMENTE instalou os drivers adequados. Sim, o próprio Vista possui em seu banco de drivers um driver para a PCTV 110i. Eu estava pensando que seria uma epopéia para achar os drivers compatíveis com o Vista, uma vez que esta placa já esteja descontinuada.

Para não ter que instalar o software original que veio com a placa, pesadão (ele instala até o MSDE – uma espécie de SQL Server 2000 “Express”) e incompatível com o Vista, resolvi utilizar a placa com três tocadores de mídia, a saber: Windows Media Center, Media Player Classic e VLC Media Player.

Após o break, relato a você a experiência que tive em utilizar a Pinnacle PCTV 110i em cada um dos players citados.

1. Windows Media Center

O Windows Media Center é um programa que já vem incluído no Windows Vista, tem uma interface limpa e serve para visualizar diferentes tipos de mídia, tais como arquivos de vídeo, som, e claro, utilizar uma placa de captura para reproduzir e/ou gravar o que é passado através dela.

Windows Media Center x Pinnacle PCTV 110i

Para utilizar a Pinnacle PCTV 110i com o Windows Media Center, é necessário baixar um plugin chamado “Pinnacle PCTV Installer for Windows Media Center 3.0” (não achei o link para download). Instalando este plugin, o WMC poderá ser configurado para fazer a sintonia de TV e rádio através da PCTV 110i.

O assistente de configuração é simples, a placa foi configurada sem problemas para utilizar o sintonizador como fonte de áudio e vídeo.

Através da tela principal, é possível navegar pelas funções oferecidas pelo Windows Media Center, escolher a função desejada (TV, Rádio, etc), e fazer a sintonia de canais.

Interface limpa, bem acabada, fácil de operar, próprio para um Media Center. Mas, como na vida, nem tudo são flores, e tive alguns problemas ao utilizar o WMC:

- Delay entre áudio e vídeo na função de TV: Passado um certo tempo assistindo à TV, passo a notar um certo atraso entre o áudio e o vídeo. Assistir a um programa com esta situação não é nada agradável.

Reinicio o programa, e novamente, depois de um tempo tem esse maldito delay.

- Som picotado na recepção de FM: Na função de rádio, outro problema que incomoda muito. Passado um tempo, o som começa a ficar picotado.

Estes dois problemas são causados, pelo o que eu pude ler em alguns fóruns, pela função de timeshift, ou seja, aquela função que permite a “pausa de um programa ao vivo”, que fica gravando o programa no HD ao mesmo tempo que ele é reproduzido. Infelizmente, não achei maneira de desabilitar o timeshift.

- Para utilizar a entrada S-Video da placa, tenho que adquirir um hardware de controle remoto compatível: Sim, é isso mesmo o que você leu. Executando o assistente de configuração e selecionando como fonte de vídeo a entrada S-Video (através da opção de fontes de vídeo externa, set top box, satélite, etc), chega em um ponto que ele detecta o controle remoto. Como ele não consegue detectar o controle remoto da PCTV 110i, não há como concluir a configuração para assistir TV através de um decodificador de TV por assinatura, por exemplo.

Com uma experiência um tanto frustrada com o WIndows Media Center, passei a utilizar um outro programa, que é o meu padrão para assistir a vídeos.

2. Media Player Classic

Gratuito, versátil, sua interface lembra o antigo Windows Media Player 6.4, aquele que vinha com o Windows 98, porém, o leque de funcionalidades deste player contém coisas que o programa em que sua interface foi baseada nem sonhava em ter.

Media Player Classic x Pinnacle PCTV 110i

A opção para assistir pela placa de captura está na opção File / Open Device, que abre uma caixa para selecionar um dispositivo de entrada, e nos combo boxes eram apresentadas a Pinnacle PCTV 110i para origem de vídeo e áudio.

Dando OK, o player exibia o vídeo capturado pela placa, com uma configuração de entradas que utilizei em um outro programa. Beleza, parece funcionou!

E para mudar de canal e a entrada de vídeo?

Para isso, é necessário ir até o menu Play / Filters, Pinnacle PCTV 110i BDA Xbar e mudar em um combo a entrada de vídeo.

Dando Apply, cadê que ele me mudou a fonte de sinal… Que nada, ela continuou alí, gravada na configuração inicial que me foi apresentada.

Indo para outro programa, configurando a entrada, e voltando ao MPC o negócio funcionou. Agora vamos tentar mudar de canal.

Novamente, entro no menu Play, Filters, e agora seleciono a opção Pinnacle PCTV 110i BDA Analog TV Tuner e é me apresentada uma tela para a seleção de canais da placa.

Mudo de canal e dou OK. O programa me apresenta uma tela de erro e cai fora…

Erro do MPC ao mudar de canal...

Não dá para ficar exaltando a pátria a toda hora, e nessa hora deixei de ser brasileiro: desisti do Media Player Classic para utilizar a PCTV 110i e parti para outro programa.

3. VLC Media Player

Código aberto, multiplataforma (tem versões para Windows, Linux, Mac OS X, entre outros), vem com os codecs embutidos, várias opções de captura e streaming são os atrativos deste player, que em seu site contabiliza mais de 30 milhões de downloads.

VLC Media Player x Pinnacle PCTV 110i

Para poder utilizar a placa de captura, fui ao menu Mídia / Abrir Dispositivo de Captura, onde foi me apresentado uma tela para a seleção do dispositivo.

Deixei como Modo de Captura Direct Show, e selecionei a placa nos combos “Nome do Dispositivo de Vídeo” e “Nome do Dispositivo de Áudio”. Depois, cliquei em Reproduzir e o programa estava reproduzindo o que era capturado na placa.

Neste primeiro momento, sem áudio e o vídeo com cores esquisitas.

Resolvi dar uma olhadinha nas configurações avançadas, para mudar a fonte de vídeo e entrei em uma tela cheia de opções, e as que me interessaram foram as opções “Conector de Entrada de Vídeo” e “Conector de Entrada de Áudio”, além do checkbox “Propriedades do Sintonizador”.

Não mexi nas duas primeiras opções que citei, deixei o “Propriedades do Sintonizador” checado, dou OK e clico em Reproduzir. É aberta a tela de sintonia, onde podemos mudar o canal e o que será capturado: TV ou rádio FM. Coloquei FM, mudei a frequência (no mesmo lugar onde o canal de TV é trocado), dei OK e o rádio funcionou. Sem picote (somente os causados pela antena mesmo), sem delay, tudo funcionando OK.

Opções avançadas do dispositivo de captura no VLC

Resolvo seguir o mesmo caminho, e voltar para a TV. Agora o áudio funcionou. De novo, o mesmo caminho para mudar de canal. Troco de canal, dou OK, e cadê que ele mudou? Continuou no mesmo…

Vou até a tela de propriedades avançadas, e lá tem um spin button onde posso escolher o canal lá. Troquei o canal, dei OK, Reproduzir, e finalmente o canal é trocado!

Para trocar a fonte de vídeo, naquela tela de propriedades avançadas, mexo na opção “Conector de Entrada de Vídeo”, que no lugar de apresentar os nomes das entradas, é apresentado um número sequencial.

E para adivinhar quem é quem?

Tive que testar um por um, até que a imagem do decodificador de TV por assinatura ligado à entrada S-Video aparecesse no monitor. O áudio era capturado pela entrada Line In da placa de som.

Voltando ao sintonizador… novamente sem áudio, e fazendo toda aquela epopéia ele voltou a funcionar, ainda com as cores distorcidas. Para isto, ainda vou ver se é algum filtro do Direct Show que faz isso…

Aqui temos um parêntese: Este é um dos casos em que a usabilidade passa longe do Software Livre. Embora os freetards não deem tanta importância para isso, para muitos usuários a usabilidade é fundamental.

Resumo da ópera:

Windows Media Center:

Prós:

- Interface melhor acabada
- Configuração simples
- Operação simples

Contras:

- Delay entre vídeo e áudio na TV e som picotado no rádio FM, devido ao timeshift que não pode ser desabilitado
- Obrigatoriedade de um hardware de controle remoto compatível para poder utilizar a entrada S-Video

Media Player Classic:

Prós:

- Ampla variedade de formatos
- Interface minimalista, sem frescuras

Contras:

- Configuração um tanto tortuosa
- Travamentos constantes, impossibilitando mudança de canal e dispositivo de sintonia (TV ou Rádio)

VLC:

Prós:

- Código Aberto.
- Operações de mudança de canal, fonte de vídeo e modo do sintonizador funcionaram com sucesso.
- Áudio e vídeo sem delay ou picotes.

Contras:

- Configuração MUITO tortuosa
- Vídeo foi apresentado com diferença de cores, pendendo para o azul.

Enfim, essa foi a minha epopéia para utilizar a placa de captura Pinnacle PCTV 110i com o Windows Media Center, Media Player Classic e VLC. Na minha opinião, se eu conseguir ajustar o VLC para exibir as cores corretas, ele é o software que vou adotar para assistir TV no computador.

Embora muito complicado de configurar, foi o software que funcionou. Pelo menos para ouvir rádio, ele já é o meu padrão. O usuário comum certamente não o adotaria, devido às dificuldades.

Caso você tenha alguma sugestão, comente à vontade!

Um abraço!

3 comentários:

CACA-COBRA,  11 de dez de 2009 02:18:00  

K!TV funciona (quase) Perfeitamente.

Só tive problemas com a qualidade do sinal.
Só pegou três canais e com qualidade um pouco ruim, mas da pra assistir.

Yoh Uchiha 16 de dez de 2009 18:43:00  

cara... estou com um x64 e não consigo instalar o
Pinnacle PCTV Installer for Windows Media Center =/
vc tem a solução para x64 (vista)

agradeço des de já.
e excelente tópico! (Y)
se conseguir me responder :
vinnycl@hotmail.com
me da um toque blz?

Leonel Fraga de Oliveira 16 de dez de 2009 22:39:00  

Xi... para x64 não sei se tem o PCTV Installer for Windows Media Center, para o Vista.
Pelo menos para o Windows Seven, nem precisou disso aí, ele reconheceu a placa direto.


Postar um comentário

Para tornar este artigo ainda mais interessante, escreva suas críticas (desde que construtivas e sem ofenças), elogios, sugestões, complementos, dúvidas, etc, etc, etc!!!

Sobre o NeoMatrix Tech

Meu blog para assuntos profissionais, ligado com tecnologia.
Dicas de programação (grande parte de C# e ASP.NET, mas não limitado a essa plataforma :-) ), dicas de utilitários, análises de equipamentos e serviços, resenhas sobre sites que eu visito, relacionados com tecnologia, opinião sobre mercado de trabalho, metodologias de desenvolvimento, comportamento no mundo tecnológico...

NeoMatrix Light

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008 - Editado e configurado por Leonel F.

Voltar ao TOPO